Proposta Pedagógica

Conheça nossa
proposta pedagógica

Nossa proposta pedagógica se organiza em torno do desenvolvimento das habilidades e competências intelectuais, matemáticas, linguísticas e emocionais de nossos alunos, estimulando-os a observar, analisar, tomar decisões, levantar hipóteses e testá-las, organizar suas aprendizagens, fazer associações e (re)aplicar o conhecimento em contextos diversos, construindo assim seu conhecimento. Embasadas no Projeto Político Pedagógico do colégio, as ações educativas têm por objetivo formar indivíduos autônomos, responsáveis, compromissados com os valores cristãos e capazes de conhecer, de fazer, de conviver e de ser.

São utilizadas metodologias diversificadas – como as ativas, o ensino híbrido, projetos, e outras – que, juntamente com o suporte do material de ensino UNO EDUCAÇÃO, viabilizam ao aluno um abrangente desenvolvimento humano e sua constituição em sujeito cultural e autônomo dentro de seu processo de aprendizagem.

A avaliação, dentro dessa perspectiva, não se limita a mensurar os resultados finais, mas a acompanhar todo o percurso educativo, fornecendo ao professor dados para planejar e reelaborar o processo de acordo com as necessidades observadas. Considerando que o objetivo da avaliação segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é  “realizar uma análise global e integral dos estudantes”, nossa escola emprega um sistema avaliativo que dá conta da diversidade das turmas e da especificidade de cada etapa de ensino. Para tanto, são aplicados vários tipos de avaliação – a formativa (que inclui autoavaliação, exercícios objetivos e discursivos, simulados, seminários, debates, trabalhos em grupo, etc), a diagnóstica, a criterial e outros, visando criar um universo amplo de investigação e garantir uma efetiva aquisição de conhecimentos por parte de nossos estudantes.

Todos os parâmetros educacionais mencionados constituem os pilares de nossa educação integral, que pretende estimular a consciência social e ética dos alunos e instrumentalizá-los para analisar o mundo e as transformações que ocorrem ao seu redor. Uma educação que busca auxiliá-los na construção dos valores que permearão sua vida no presente e no futuro, preparando-os para o exercício de seu papel de agentes promotores do conhecimento, da responsabilidade e da justiça na sociedade em que vivem.